quarta-feira, 6 de maio de 2009

Caros Alunos vamos participar deste blog com perguntas, etc...
Vai ser muito bom.
A base do Ki é o amor, amar seu oponente, amar o Universo, se tornar um com o Universo.

SOBRE O KIAIKIDO

Sizenando aluno de Kiaikido fez o seguinte comentärio
Shin Shin Toitsu Aikido,É uma arte difícil de se obter maestria. Mas, vale muito apena treinar afim de obtê-la. Faz bem ao corpo e a mente.Te põe em contato com sua força interna. Chi.Sizenando Jorge Miguel

3 comentários:

Miguel disse...

Shin Shin Toitsu Aikido,

É uma arte difícil de se obter maestria. Mas, vale muito apena treinar afim de obtê-la.
Faz bem ao corpo e a mente.
Te põe em contato com sua força interna. Chi.

Sizenando Jorge Miguel

Rogerio disse...

Prezado Mestre George Pretyman,

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de divulgar essa nobre arte o Ki-Aikido. Aproveito a oportunidade para pedir a você que se posicione a respeito do eu vou escrever a seguir.
O Aikido foi criado pelo grande Mestre Morihei Ueshiba que era um ser humano que tinha enorme capacidade de percepção do mundo e da natureza humana. Atribuo essa capacidade ao alto grau de espiritualidade e da sua prática religiosa. Pratica essa que influenciou grandemente a sua arte o Aikido. Tenho a certeza que O'Sensei quando criou essa arte queria que ela fosse universal pelo seu grande valor educativo físico, mental e espiritual. No entanto em minha opinião o ritual incorporado a pratica de origem Xintoísta prejudica o caráter universal que o Aikido deveria ter, pois esse ritual não pode ser aceito por pessoas de todas as crenças religiosas ou pelo menos não deveria ser aceito por Judeus, Cristãos e Mulçumanos, já que nessas crenças a prostração deve ser feita apenas para adorar a Deus. Alem do mais a prática do ensino deve ser em base respeitosa no que se refere à cultura do país e as crenças das pessoas.
A minha colocação deve-se ao fato de ter lido e observado que alguns mestres darem excessiva importância a esse ritual, no entanto em outras artes “marciais” esse ritual é feito de outra maneira e o seu grau de importância é menor, o que colabora para permitir a possibilidade das pessoas adeptas das várias religiões praticarem tranquilamente seu esporte. Finalmente, digo que o valor do cumprimento não está nos seus gestos mais sim na qualidade do sentimento daquele que cumprimenta.
Abraços,
Rogério

Unknown disse...

Rogerio
Voce tem toda razão o que importa é o sentimento da pessoa em relação ao cumprimento. A maioria das pessoas nào percebem a sutileza dessa ação, e cumprimentam imitando apenas aparentemente o mestre, pois a maioria dos mestres não explica nem demonstra como deve ser feito esse ato detalhadamente. Recomendo que seja explicado com detalhes e demonstrado como devemos cumprimentar expandindo o Ki, se ligando ao universo infinito, se tornando um com ele.
Valeu pelo comentário bem oportuno.